sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Haiti pede ajuda internacional após forte terremoto

Abalo atingiu 7 graus na escala Richter. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, pediu ajuda internacional para atenuar os danos materiais e humanos provocados pelo forte terremoto que atingiu o país no início da noite desta terça-feira.





Em entrevista concedida à rede de televisão CNN, o embaixador disse que as consequências do terremoto, cuja intensidade foi de 7,0 graus na escala Richter, pode ter tido proporções “catastróficas”. “A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça”, disse.

O terremoto, que provocou um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo o Haiti, a República Dominicana, Cuba e Bahamas, foi seguido de dois tremores fortes, de magnitudes iniciais de 5,9 e 5,5. Por enquanto, não há relatos de vítimas.

O epicentro do terremoto foi dentro do território haitiano, a 22 km da da capital Porto Príncipe, e teve profundidade de 8 km. Um grande terremoto, de magnitude 7,0 ou maior, é capaz de provocar danos graves.

“A ameaça de um tsunami extenso e destrutivo não existe com base em dados históricos de terremoto e tsunami”, disse o segundo o Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico. “No entanto, há a possibilidade de um tsunami local, que pode afetar o litoral a não mais de 100 km do epicentro do tremor”.

Um hospital teria desabado com o terremoto, segundo informações de autoridades e testemunhas. Um operador de câmera da agência Associated Press teria visto o hospital de Petionville desabar, mas não informou maiores detalhes.

“Todos estão totalmente aterrorizados e atônitos”, disse Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que visita o país caribenho. Bahn disse que caminhava no seu quarto de hotel quando a terra começou a tremer.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. O Ministério da Defesa brasileiro informou não saber se o terremoto teria afetado as forças brasileiras no Haiti.

O terremoto também foi sentido com força em grande parte da República Dominicana e de Cuba, mas não há até agora informações sobre vítimas ou danos nestes países.

Com agências internacionais

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina