quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010 poderá ser ano ainda mais quente, prevê instituto



O ano de 2010 poderá bater todos os recordes de temperatura, apesar de o Sol estar em um período de baixa atividade.

Apesar da ladainha de que o aquecimento global "parou" em 1998, 2009 terá sido um dos cinco anos mais quentes já registrados desde que as medições por termômetros começaram, em 1850.

Na década 2000-2009, a temperatura média do planeta foi 0,4 ºC maior que a registrada entre 1961 e 1990, segundo o Met Office (serviço de meteorologia britânico). O Met Office prevê que 2010 tem chance de encabeçar a lista.

O balanço de temperaturas deste ano é mais notável quando se considera que desde 2008 o Sol se encontra mergulhado num "mínimo profundo" de atividade, do qual só começou a sair em meados deste ano. Segundo a Nasa (agência espacial dos EUA), tamanha calmaria na atividade solar não era observada desde 1913.

Os especialistas estimam que o retorno à atividade máxima só ocorra em 2013. Enquanto isso, a contribuição solar para as variações climáticas é equivalente a apenas um décimo da contribuição dos gases de efeito estufa antropogênicos - ou seja, o clima da Terra não deve esperar o retorno da atividade solar para bater recordes.

"Enquanto a temperatura média global foi de 14 ºC entre 1961 e 1990", explica o Met Office, a de 2010 deve ficar ao redor de 14,58 ºC. James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Ciência Espacial, da Nasa, estima uma chance maior que 50% de que isso ocorra mesmo.

A participação do Brasil nesse encontro fajuto teve duas manifestações importantes: uma, visível pela televisão, a expressão facial contrariada entre Carlos Minc, ministro do Meio-Ambiente - Lula só lhe dá jurisdição sobre meio ambiente; a outra metade é dos desmatadores financiantes de campanhas - e Dilma). Só quem não viu não percebeu dois ministros do mesmo governo totalmente em desacordo (O que Minc faz num governo sabidamente favorável à transformação da Amazônia num cerrado?). A outra mnanifestação, deslavada, foi haver 800 delegados, pagos com descontos de nossos salários e impostos, para não fazer nada, já que não se registrou participação deles nas discussões. Foi pagamento prévio de posterior trabalho como cabo eleitoral? Lula me perguntou se autorizava pagamento a cabos eleitorais de Dilma, sua laranja para 2014? O Superior Tribunal Eleitoral continua recebendo seus vencimentos, mesmo com campanhas eleitorais correndo soltas, antes de sua autenticação? Nós, que pagamos tudo isto, fomos perguntados se concordávamos? Acho que eu não estava em casa no dia da consulta! Que moral terá o eleito, às minhas cusrtas, mas sem minha autorização? Não está na hora de os eleitores que pensam manifestar o que pensam?

0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina