domingo, 22 de novembro de 2009

Remanso e a Transposição do Rio São Francisco - 06/11/2008 10h42

Itacarambi

O Rio São Francisco, conhecido também pelo apelido carinhoso de Velho Chico, está para Itacarambi como o Nilo esteve para o Egito. A cidade nasceu, cresceu e se desenvolveu a partir dele. O benefício é recíproco, uma vez que Itacarambi é reconhecida como uma das raríssimas cidades ribeirinhas que não polui o Velho Chico.

Durante grande parte do Século XX, quando eram precárias as opções de transporte terrestre intermunicipal e o transporte fluvial era forte na região, o Rio São Francisco favoreceu a chegada de novos habitantes para o lugar, o comércio de mercadorias e, subseqüente, o desenvolver

Rio São Francisco - Velho Chico - Itacarambi
do município, uma vez que o porto de Itacarambi ficava em meio à rota realizada pelos grandes vapores ou gaiolas que navegavam pelo Rio São Francisco entre Pirapora/MG e Juazeiro/BA. Com isso, as comunidades foram se formando próximo às barrancas, usufruindo melhor das vantagens oferecidas pelo Velho Chico.

O Velho Chico também foi e continua sendo crucial para a Agricultura e, subseqüente, para a Economia de Itacarambi, uma vez que a água dos sistemas de irrigação da região dele se tira.


O Velho Chico como atração turística

Tudo indica que nos tempos vindouros, quando o Turismo deverá ser efetivamente explorado na região, o Rio São Francisco também se destacará como um dos principais produtos turísticos de Itacarambi. Do Velho Chico vem algumas das mais belas paisagens de Itacarambi, as quais podem ser conferidas aqui mesmo no ITACARAMBI.COM, na sessão de fotos do Rio São Francisco.
Nas proximidades do cais de Itacarambi, o Velho Chico apresenta uma ampla largura, que o difere um pouco de algumas outras cidades da região.

Rio São Francisco em Itacarambi MG

Rio São Francisco em Itacarambi MG

O Velho Chico conjugado com o sossego de Itacarambi torna o lugar ideal para curtir férias, principalmente para quem é adepto da tranqüilidade ou está precisando relaxar, se revigorar, recuperar as energias, esquecer da vida por algum tempinho e se recuperar do estresse característico dos grandes centros urbanos - seja através de passeios de barco, lancha, balsa ou canoa - seja através de pesca, banhos no rio, praia fluvial, práticas esportivas ou simplesmente olhar o rio através do cais. Dá uma sensação de paz muito grande, principalmente para quem está acostumado com o ritmo alucinante da cidade grande.

Itacarambi é o município-sede do Circuito Turístico do Velho Chico


Detalhes do cais do porto

Rio São Francisco - Cais de Itacarambi

Parte das construções do cais de Itacarambi - considerado um dos lugares mais agradáveis da cidade - sofreu um desmoronamento em uma enchente recente, mas espera-se que seja restaurado em breve. Compunha-se de uma série de bancos voltados para o Rio São Francisco, de onde se podia apreciar a paisagem formada pelo Velho Chico; uma quadra esportiva ao ar livre onde também eram realizados alguns eventos da cidade que reuniam o grande público, tais como shows musicais, festas e comemorações; escadaria em forma de arquibancadas, de onde o público assistia aos eventos na quadra; 3 grandes carrancas, ícone-mor da cultura do Rio São Francisco; bares à beira rio, entre outras coisas coisas.

Rio São Francisco - Cais de Itacarambi

Rio São Francisco em Itacarambi MG


Praia fluvial no Velho Chico itacarambiense

A praia de água doce é outra grande atração do Rio São Francisco em Itacarambi, porém só ficam disponíveis em períodos que o nível do rio fica bem baixo, geralmente nos meses de Julho, Agosto e Setembro, podendo se estender até Outubro e Novembro, de acordo com as chuvas e o nível da água.

Rio São Francisco em Itacarambi MG

0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina