Fotos tirada do lixão pelos alunos da Escola Agrotecnica de Juazeiro 3° ano Gestão Ambiental 2008
Nessa foto mostra o vento carregando plásticos para o meio da pista onde podem provocar acidentes.

Catadores de lixo

foto tirada do outro lado da pista direcionada ao lixão
Carro do lixo despejando o lixo sem qualquer cuidado, sem se quer se preocupa com divisão de lixos hospitalares com lixos domestico.

Aluno entrevistado um catador de lixo
Catadores de lixo sem qualquer proteção necessária
| Prefeito de Juazeiro e engenheiros da CODEVASF vistoriam Lixão de Juazeiro |
| Por Michele Gomes/SEIHASP Engenheiros da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) de Brasília (DF) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (28), com o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Infraestrutura, Flávio Luiz Ribeiro, para um primeiro parecer técnico da Companhia a respeito do projeto de Remediação do Lixão entregue pela Prefeitura de Juazeiro no mês de junho.
O projeto de Remediação do Lixão prevê a adequação do local para o tratamento dos resíduos que são despejados diariamente na área através da implantação de uma infraestrutura específica. Entre as modificações do local estão: terraplanagem e adequação do lixo já presente no local, adequação da lagoa de estabilização, sistema de drenagem superficial de águas pluviais, cercas e portões, paisagismo e infraestrutura de apoio, entre outras medidas.
O engenheiro civil e analista de desenvolvimento da CODEVASF, Tony Wagner Viana informou que algumas mudanças no projeto vão ser necessárias para a sua aprovação. “As diretrizes que a Companhia recomenda foram passadas para o secretário de Infraestrutura, bem como alguns manuais que vão auxiliar na revisão e melhoria do projeto. Após as mudanças solicitadas vamos fazer uma nova análise e então o projeto pode ser aprovado”, explicou.
O prefeito Isaac Carvalho solicitou rapidez na análise do projeto para que o Lixão de Juazeiro seja tratado adequadamente. “A situação deste local é inaceitável. A população de Juazeiro não merece isso. O município vai se empenhar para que essa primeira etapa de recuperação e tratamento do Lixão aconteça o mais rápido possível”, garantiu Isaac Carvalho.
Atento a movimentação estava Raimundo Francisco da Silva. Líder municipal, estadual e nacional do Movimento dos Catadores de Material Reciclável, Raimundo aprovou a ideia da remediação do lixão. “Vai ser muito bom que isso aconteça. A cidade e o ambiente precisam que o lixo seja tratado, mas, todos nós trabalhadores esperamos que dentro do projeto também exista espaço para os catadores, através de uma cooperativa por exemplo. A gente não pode deixar de trabalhar”, solicitou.
O secretário de Infraestrutura, Flávio Luiz Ribeiro garantiu que os catadores de material reciclável que trabalham no Lixão também serão beneficiados com a obra. “Uma cooperativa vai ser implantada juntamente com uma área para seleção do lixo. A Prefeitura deseja que as pessoas continuem trabalhando, mas de uma forma mais digna e humana”, ponderou o secretário acrescentando que o projeto de Remediação do Lixão é uma medida paliativa até que o aterro sanitário seja implantado.
“O aterro de Juazeiro vai ser construído na saída da cidade, em uma área de 140 hectares, mas ainda não há previsão de início da obra. O projeto de remediação da área vai tratar o lixo que já existe e aqueles que ainda vão ser despejados neste local até o inicio do funcionamento do aterro. Isso significa mais saúde, proteção ao meio ambiente e melhoria para a cidade”, finalizou Flávio Luiz Ribeiro.
|
0 comentários:
Postar um comentário